9º E DEPOIS ? |
9º Ano e depois?
Uma questão pertinente !
Como é do conhecimento de todos, no final do 9º ano de escolaridade os alunos terão de escolher o curso e a escola que pretenderão frequentar, a partir do 10 º ano de escolaridade.
O Serviço de Psicologia sugere que comecem, desde já, a pensar e a preparar essa escolha, explorando o mundo das profissões e do trabalho.
Começa por aqui
Designthefuture - PROJETA O TEU FUTURO
Após o 9º Ano ainda há muito para aprender e várias possibilidades de te qualificares para poderes exercer uma profissão. Vê com atenção a imagem seguinte que representa o Sistema Educativo Português.
E agora, consulta a oferta educativa da tua escola!
PARA QUE VAI SERVIR A Orientação Vocacional?
Auto-conhecimento Todos somos bons em alguma coisa e cabe a cada um de nós descobri-lo!
Conhecimento das profissões e das atividades dos profissionais
Conhecimento das oportunidades de formação… os cursos existentes nesta e noutras escolas
Reflexão sobre o que queres fazer, para onde queres ir… imaginar cada possibilidade
Decisão Escolher um rumo é assumir um projecto pessoal de estudante.
ATENÇÃO
As decisões tomadas no final do 9º Ano são vinculativas, mas não são irreversíveis. É sempre possível reformular as escolhas. Qualquer que seja a tua escolha, o mais importante é que estabeleças os objetivos para os teus estudos e faças tudo para os alcançar!
Consulta a Oferta Educativa no Ensino Secundário
9º Ano e depois? O que vai mudar …